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quinta-feira, março 01, 2012

Resumo de aulas:28/02/2012 Calculo 1

Essa matéria terá como professor Severino e contara com aulas no primeiro horário da terça e no segundo da sexta. a parti de hoje aqueles que quiserem entra em contato com o professor podem mandar a mensagem pelo formulário de contato que a mesma sera encaminhada para ele.
Serão abordados os seguintes assuntos no curso:

  • Limites
  • Derivadas
  • Aplicações das derivadas
  • Integrais
  • Técnicas de integração

Aos que desejarem o professor recomenda os seguintes livros:

  • Fundamentos de Matemática Elementar Vol 8
  • Dante Vol 3
  • Calculo Louiz Leithld
  • Calculo Swokovsky
  • Calculo Nunem e Foulis


Noção intuitiva de limite





Sendo F: R -> R dado pela lei Y = X² temos o seguinte gráfico:
 Uma vez que essa função é quadrática seu gráfico descrevera uma parábola que passa pela origem.
Note que quando maior o valor que o eixo X assumir, maior será o valor que Y terá. Assim temos que:
lim X² = +∞
X →+∞
Isso quer dizer que o limite de X² tente aos infinitos positivos quando o valor de X aumenta infinitamente.
Baseados nessa mesma função podemos dizer que o valor de Y aumenta quando o valor de X diminui. Matematicamente:
lim X² = +∞
X →- ∞
Isso quer dizer que o limite de X² tente aos infinitos positivos quando o valor de X diminui infinitamente.
Também podemos concluir que quanto mais perto o valor de X estiver de 0, mais perto de 0 será o valor de Y.
lim X² = 0
X →0

Noção de limites de uma função
Consideremos a função
F:R –{2} →R



Por uma regra matemática o X não pode assumir o valor de 2, uma vez que isso zeraria o divisor. Porem o que acontece quando X se aproxima de 2?

Substituindo X por valores próximos a 2 chegaremos as seguintes respostas:
X
1
1,5
1,9
1,99
F(x)
3
3,5
3,9
3,99

X
3
2,5
2,1
2,01
F(x)
5
4,5
4,1
4,01

Comparando as 2 Tabelas podemos afirma que:
lim F(X) = 4
X →2

Isso quer dizer que o limite de X² tente a 4 quando o valor de X tende a 2. Porem eles vão apenas ficar cada vez mais próximos sem nunca chegar a 4.



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